segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Medicina em Espanha - Perguntas frequentes

Espanha, país nosso vizinho, recebe todos os anos dezenas (quase arriscamos a dizer centenas, mas pode parecer exagero) de portugueses para iniciar o curso de medicina. Porquê? Certamente para alguns será por opção mas para a esmagadora maioria é a segunda opção. O nosso país tem vindo a exigir médias muito altas, nos 18s, para aceder ao curso de medicina e, infelizmente, nem todos os aspirantes a tal formação possuem dito requisito. É então que se começa a pensar em Espanha, onde um aluno que não tem tal média em Portugal tem hipóteses de entrar. Desengane-se, no entanto, quem pensa que entrar em medicina em Espanha é para todos. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, a média em Espanha não é assim tão mais baixa que em Portugal, e tende a piorar. Mas então...

...porque é que os portugueses que não conseguem cá conseguem lá?
Digamos que Espanha permite aos alunos alterar a sua nota de candidatura, através da realização de exames, em espanhol, que irão acrescentar pontos à nota do aluno. É como uma segunda oportunidade. Em Portugal, ainda que as "melhorias" por exame permitam melhorar a nota interna de cada disciplina, a alteração não é tão notória como no caso de Espanha, com os "exames de selectividad".

...como se fazem as contas para saber a média que se tem para Espanha?
As notas para acesso ao ensino superior em Espanha apresentam-se numa escala de 0 a 14. A escala portuguesa é até 20. Para converter a nota portuguesa é dividida por 2, obtendo-se uma nota até 10. Em seguida, realizam-se os tais exames espanhóis (o aluno pode optar entre um conjunto de disciplinas) através dos quais poderá obter no máximo mais 4 pontos, para que a sua nota final esteja também na escala até 14.

...qual é a média em Espanha? A que nota corresponde isso em Portugal?
Até ao ano passado, um 11.6 (em 14) ou um 11.7 chegaria para estudar medicina em Espanha (claro está que depois depende da faculdade pretendida, tomem-se estes valores como os mais baixos de todos!!!). Este ano, ainda estamos para saber.
É difícil converter tal nota para uma nota portuguesa. Isto porque tanto um aluno com média de 16 em Portugal como um com média de 18 poderiam ter tido 11.6 para Espanha, dependendo dos pontos que obtiveram nos seus exames espanhóis.
Presumo eu que muitas vezes a pergunta acima feita seja uma maneira discreta de perguntar "Qual é a nota mínima que preciso em Portugal para entrar em Espanha?", pergunta à qual é difícil dar uma resposta. Façamos contas:

*aluno com 14 em Portugal (atenção, isto não é média de secundário mas sim nota de candidatura a medicina, actualmente calculada como média secundário x 0,5 + (exame bg + exame fq + exame matA)/3 x 0,5) tem 7 para Espanha + pontos obtidos nos exames espanhóis. Como foi referido acima, nos exames obtém-se no máximo mais 4 pontos. 7 + 4 = 11 que é insuficiente!

*aluno com 15 em Portugal tem 7.5 para Espanha, 7.5 + 4 = 11.5 que e insuficiente! (atenção que 4 implica ter 100% no exame de quimica e no de biologia espanhóis)

*aluno com 16 tem 8 para Espanha, 8 + 4 = 12 que é suficiente! De destacar que este aluno nem precisará de 4 para conseguir entrar (isto a pensar nas notas de corte do ano passado!!!!) mas também não terá uma margem assim tãããão grande, 3.6 seria mais ou menos o limite.

*aluno com 17 tem 8.5 para Espanha, 8.5 + 3.5 = 12 que é suficiente! Neste caso, o aluno com 3.5 pontos nos exames espanhóis já terá uma nota confortável, menos de 3.5 ainda seria admissível, como seja um 3.1.

A partir daqui cabe ao aluno fazer as contas à sua média e verificar quantos pontos precisa nos exames espanhóis para ser admitido em medicina em Espanha (para outros cursos funciona da mesma forma, mas as médias são diferentes.)

...como sei quantos pontos tenho no exame se estes são classificados até 10?
Dentro dos 6 exames possíveis, realizas os que quiseres, na condição de que no final só contarão os dois que te atribuírem mais pontos (que não são necessariamente aqueles onde tens melhor nota!!!).
Passo a explicar: dentro dos 6 exames possíveis (biologia, quimica, fisica, matematica, ciências da terra e anatomia aplicada) há uns que contam mais que outros, conforme o curso. Para medicina os que contam mais são biologia e quimica. Os restantes valem metade. Assim, quando fazes os exames, a nota que tens (que é até 10) é multiplicada por um coeficiente estipulado (ver em seguida) para obter os tais pontos extra.

biologia - 0,2
quimica - 0,2
fisica - 0,1
matematica - 0,1
ciencias da terra - 0,1
anatomia aplicada - 0,1

No final, fazendo as contas, ter 5 (50%) a biologia vale tanto como ter 10 (100%) a matemática, por isso se diz que há exames que valem mais que outros.

Para que se perceba exactamente como são feitas as contas, imagine-se esta situação totalmente fictícia:
«Um estudante com nota de candidatura a medicina em Portugal de 17,4 realiza os exames de selectividad espanhóis de biologia, química e física obtendo as seguintes classificações: biologia - 8 ; química - 7 ; física - 7,5

8 x 0,2 = 1,6
7 x 0,2 = 1,4
7,5 x 0,1 = 0,75

Os dois exames onde obteve mais pontos foram biologia e química (ainda que a nota de física tenha sido superior à de química) então são esses dois que serão contados.

nota de Portugal: 17,4 / 2 = 8,7

notas dos exames: 8 x 0,2 = 1,6
                            7 x 0,2 = 1,4

nota final para concorrer a Espanha: 8,7 + 1,6 + 1,4 = 11,7»

Atenção: os coeficientes apresentados acima são os que estão definidos no geral mas de ano para ano cada faculdade pode fazer alguns ajustes. Ajustes no sentido de química e biologia valerem sempre 0,2 mas cada faculdade pode definir que naquele ano vai atribuir 0,2 também a outras disciplinas. Por isso, recomenda-se que o candidato esteja atento e vá consultando possíveis actualizações destes parâmetros nas faculdades do seu interesse.

...existe algum contingente especial ou limite de vagas para portugueses em Espanha?
Nas faculdades públicas, NÃO! Os alunos portugueses estão "em concorrência directa" com os alunos espanhóis.

...estudar em Espanha fica mais caro?
Depende! Depende porque há faculdades onde as propinas são mais caras do que em Portugal e outras onde são mais baratas. Mas este factor terá de ser continuamente avaliado visto Espanha já ter dado inicio ao aumento das propinas e Portugal estar ainda agora a começar. Depende também porque há cidades onde o custo de vida é maior (e todos sabemos que em Madrid e Barcelona é efectivamente assim) mas nas outras cidades menos cosmopolitas não andará muito longe dos valores das nossas cidades. Depende também da distância e da frequência com que o estudante se desloca a Portugal e do meio de transporte que escolhe.

Estas são algumas das questões mais habituais, com certeza haverá mais, portanto não hesitem em perguntar. Na publicação "Introdução" está referido o nosso email. Também respondemos aos comentários.


A equipa



88 comentários:

  1. Gostaria de saber como funciona o processo de candidatura quando utilizamos apenas os exames portugues para a candidatura espanhola, ou seja sem fazer os exames espanhois que sei tambem ser possivel mas mais dificil de obter uma entrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é possível aceder sem fazer os exames espanhóis, pelo menos nas universidades públicas. O último ano em que não foram necessários os exames de selectividad foi 2009/2010

      Eliminar
  2. como nos inscrevemos a esses exames e em que datas temos de os fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. A inscrição é feita online no site da UNED, avisaremos das datas na altura. Normalmente os exames realizam-se a 9 e 10 de Junho, sendo o de biologia e o de quimica ambos dia 9.

      Eliminar
    2. Gostaria de saber como faço para cursar medicina na espanha.

      Eliminar
  3. Olá. Gostaria de saber se é possível concorrer sem "usar" a nota de secundário. Já tenho visto comentários de pessoas que dizem ser possível unicamente realizar os "exames de selectividad".
    Isto porque eu já completei o secundário em 2010, e a minha média foi de 16 (tive notas muito fracas nos exames). Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possivel sim, mas nesse caso nao terá de realizar apenas os exames de selectividad de biologia e de quimica, mas sim todos para que no final todos juntos lhe dêem a sua nota.

      Eliminar
  4. Olá! Gostaria de saber se, para nos candidatarmos a medicina em Espanha, os exames nacionais (PT) que temos que fazer no 11º são obrigatoriamente biologia e fisico-quimica ? Ou podemos optar, por exemplo, por biologia e filosofia?
    É que tenho receio de baixar muito as médias por causa do exame de FQ e visto que quanto maior for a nossa média cá, mais hipóteses temos de entrar em Espanha, queria fazer o exame de Filosofia para não me baixar a média de secundário...
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é necessário que realizes todos os exames que em Portugal te são exigidos como prova de ingresso para o curso de medicina, e que tires a nota minima exigida para concurso. Isto porque numa das etapas da tua candidatura vais necessitar de requerer à DGES um certificado que confirme que estás em condições para concorrer a esse mesmo curso no teu país. E claro, se não tiveres realizado esses exames e obtido a nota mínima exigida, a DGES não te poderá certificar isso e ficarás impossibilitado de concorrer a Espanha.

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta! :D E a nota minima exigida cá em Portugal ronda (aproximadamente) o quê? 17's? Ou mais? Não percebi muito bem essa parte, se estivessemos em condições de concorrer no nosso país não estávamos a pensar ir para espanha...
      Obrigada

      Eliminar
    3. Acho que estás a confundir os termos "concorrer" e "entrar". Até ao ano passado para que pudesses EFECTUAR CANDIDATURA AO CURSO DE MEDICINA EM PORTUGAL, era.te exigido que tivesses pelo menos 14,0 nos 3 exames usados como prova de ingresso: matemática A, biologia e geologia e fisico-quimica A. Sei que se falou em aumentar este minimo de 14 para 15 ou 16 mas não te sei agora dizer se a medida for aprovada ou não, e qual é a nota agora em vigor.
      O que eu estava a tentar explicar, é que se não realizares o exame de FQ de 11.º ano, ou se o realizares mas tiveres uma nota inferior a 14,0, nem sequer podes concorrer a medicina em Portugal, não digo que não podes entrar, digo mesmo que não podes concorrer!!! Espanha não quer saber se tu podias ou não entrar no teu país, Espanha quer saber se podias concorrer no teu país, e nesta situação que referi acima, meramente hipotética, não podias concorrer em Portugal. Nesse caso, também não podes concorrer a Espanha, porque lá está o que referi no comentário anterior, precisas de provar a Espanha que podias concorrer em Portugal, pedindo um certificado à DGES, mas a DGES não te pode passar esse certificado porque tu de facto não reúnes uma das condições, o minimo de 14,0 nos 3 exames.
      Esclareci melhor agora?

      Eliminar
    4. Olá!
      Sim, agora já estou esclarecida...Pois. realmente estava a confundir. Nas escolas, pouca informação nos é dada sobre estes assuntos...
      Obrigada :D

      Eliminar
  5. Boa tarde. Concorrer para o curso de medicina em Espanha é algo que eu estou a pensar fazer. Estou a terminar o 12º ano e na escola pouca informação me deram em relação a este assunto, por isso gostaria que me pudesse esclarecer, principalmente relativamente às datas. Já percebi que é necessário tratar de muitos documentos, mas não sei a quem me devo dirigir e em que datas, temendo que já não consiga fazer tudo a tempo. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia por favor a publicação "Processo" e se tiver dúvidas comente ou envie email. Obrigada

      Eliminar
  6. Olá eu gostaria de saber quais os requisitos necessários para a entrada em Espanha. ..
    Qual a nota mínima média que tenho que ter nos 3 exames? E a mminha média fina de secundario l há algum valor mínimo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 14 como mínimo nos exames nacionais de biologia e geologia, física e quimica e matematica.

      media final de secundario, minimo de 9,5

      Eliminar
  7. Olá :) eu fiz à pouco tempo o exame de F.Q e infelizmente nao me correu muito bem. Sei que para concorrer preciso de 14 no mínimo em cada exame. Mas e se tirar por exemplo 13 na 1 fase e for à 2 fase na qual já aumento para 15. Qual das notas contaria para a DGES?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende! A DGES contabilizará para o certificado sempre a NOTA MAIS ALTA, independentemente de ser 1.ª ou 2.ª fase (ao contrário do que acontece com o concurso nacional português). No entanto, há que ter em atenção que NO ANO EM QUE SE CANDIDATA A ESPANHA, as notas da 2.ª fase não irão sair a tempo de concorrer, assim que NÃO LHE SERÁ POSSÍVEL UTILIZAR AS NOTAS DA SEGUNDA FASE NESSE ANO, sendo que PARA O ANO SEGUINTE JÁ ESTARIAM DISPONÍVEIS.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta!
      Contudo, tal só aconteceria se fosse à 2ª fase dos exames realizados no 12 ano (exame de Matemática) certo? Isto é, nos exames do 11 ano já posso ir à 2ª fase uma vez que a nota sai a tempo, certo?

      Eliminar
  8. Estou a terminar os exames de 12ºano e gostaria de me candidatar ao curso de medicina em Espanha, ainda é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não realizei os exames de seletividad. Será que posso candidatar-me assim mesmo ao curso de medicina em Espanha?

      Eliminar
    2. Não é obrigado a realizar as provas para concorrer mas saiba que sem elas é TOTALMENTE IMPOSSÍVEL entrar no curso de medicina. Atenda a que a nota para concurso a medicina a Espanha resulta da divisão da nota de concurso ao mesmo curso em portugal somando a esse valor o resultado das provas de selectividad de biologia e quimica multiplicadas por 0,4. No final obterá uma nota entre 0 e 14. A média para medicina em Espanha encontra-se por volta do 11,7 mais coisa menos coisa. Sem os exames de selectividad, a sua nota máxima possível para concurso será 10, e isso se eventualmente a sua nota para candidatura em Portugal fosse 20, o que não será certamente o caso.

      Eliminar
  9. Olá!
    Desde que estou no 10º ano que o meu sonho de seguir Medicina vai crescendo em mim.
    Embora não considere a minha média muito má, esta é baixa para envergar neste mundo cá em Portugal. Como tal estava a pensar ir fazer o curso a Salamanca pelo que já estive a recolher informações e em principio este verão vou começar com as aulas de espanhol.
    A minha média de 10º ano é 17,3; a média do 11º ano é 17,5 mas depois dos exames estou à espera que ronde os 17. Caso no 12º ano mantenha estes valores e tendo em conta que nos exames devo tirar apenas 14, acha possível entrar nesta universidade?
    Já sei qual é a fórmula para calcular a média com que vou a concurso e já sei que ainda tenho que fazer as provas de seletividad contudo com estes valores acha que é um bom começo e talvez haja possibilidade de conseguir seguir este sonho?

    Desde já muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende essencialmente dos resultados que conseguir obter nos exames de selectividad. A média em Salamanca este ano rondou o 11,9. É uma questão de fazer as contas e ver quanto necessitaria obter nos exames de selectividad e pensar se irá ou não conseguir. De qualquer forma, há faculdades em Espanha nas quais a média é mais baixa, e não deverão ser postas de lado.

      Eliminar
  10. Olá!
    Tenho o mestrado em ciências farmacêuticas e gostaria de saber se existe algum concurso especial de acesso a medicina em Espanha para pessoas com cursos superiores, como no meu caso! Já procurei informação na net mas não encontro nada! Estou um pouco perdido!
    Obrigado pelo vosso tempo!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. buenas tardes soy cubana y resido en portugal, tengo un hijo que estudia medicina en cuba 1er año y queria que continuara la carrera aqui, pregunto si es necesario hacer algun examen ou solamente hacer la equivalencia del 1er año.
    agradecida

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde. Queria confirmar o seguinte: é necessário o aluno reunir condições para Medicina em Portugal para concorrer para Espanha? pois penso que é só necessário reunir condições em Portugal para um curso qualquer, já que o certificado passado no DGES não diz especificamente que o curso é Medicina.
    Será que me pode esclarecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. O certificado DGES indica qual o curso a que se candidata pelo que o que questiona é falacioso. Obrigada

      Eliminar
  14. Boa noite !
    Se, por exemplo, no exame de 11ºFQ obtiver uma nota de 13.7 esta arredonda para 14 permitindo que eu concorra para Medicina em Portugal e Espanha ?

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,
    Eu sou uma aluna de 11*ano de Portugal. Queria estudar para Espanha pois lá e que possivelmente poderei realizar o meu sonho de ser medica....
    Eu tenho a fq e a biologia média de 16 e con os exames baixou.me muito e passei de media de 16 para media de 14 nas duas disciplinas porque tirei no exame 10 nas duas disciplinas...
    Uma professora ai qual me informei disse q a media para as universidades espanholas fazia.se a media do secundário x 0,5 a dividir por dois e depois ai somava.se os 4 valores de seletividade.... Estou confusa.... Por favor ajude.me pq tenho mesmo de entrar en medicina... Obrigada pela sua atencao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A informação que essa professora lhe deu está totalmente errada. Não é a media de secundário que se divide por dois, mas sim a nota que se tem para concorrer a medicina em Portugal, o que engloba 50%media secundário e 50%media exames bg fq e matA, sendo que existe ainda o requisito de ter mínimo de 14.0 nesses tres exames. Quer isto dizer, que com as notas que atualmente tem nos exames não poderia concorrer a medicina em Portugal, e não podendo concorrer em Portugal fica impedida de o fazer também em Espanha.

      Eliminar
    2. Então tem que se concorrer RM medicina em Portugal?

      Eliminar
  16. Olá,
    Também tenho uma duvida que me suscitou quando li esta página. Em muitos sites dizem outra informação e até dizem que não são necessários os exames nacionais passo a citar o conteúdo deste site:

    "Neste acto deves escolher como desejas que seja feito o cálculo da tua futura nota de candidatura: tendo em conta somente o resultado dos exames ou ponderando (60% média do secundário com 40% classificação final dos exames de selectividad) com a equivalência das classificações académicas. Caso queiras optar pela média ponderada, os certificados de notas deverão ser traduzidos para Espanhol e essa tradução deverá ser reconhecida em Notário. Para calcular a média do ensino secundário é necessário efectuar uma equivalência do sistema de classificação português para o espanhol. Para efectuarmos esse cálculo, ter-se-ão em conta todas as notas finais (nota do terceiro período) de todas as disciplinas excepto Religião e Moral, dos 9º, 10º, 11º e 12º anos. Os resultados dos exames nacionais não entram neste cálculo. Atenção, pois a equivalência das classificações académicas para a escala espanhola (de 0 a 10) não corresponde à metade!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queira colocar por favor a fonte donde retirou a informação para nos facilitar a contextualização... sinceramente não sei do que falam ai, e parece-me absurdo logo a começar por ponderar as notas do 9ano. Wtf??!!

      Uma coisa que me parece que estejam a tentar atingir nessa informação é a existencia de duas formas para obter a nota de concurso a Espanha:
      A) (mais utilizada... mt mt mt mais!!!) media de concurso a medicina em Portugal / 2 + seletividad biologia x0,2 + seletividad química x0,2

      B) nota para Portugal não conta. Aluno faz TODOS os exames de seletividad (todas as disciplinas) e conta a media de todos esses exames.

      Não sei se ajuda. Vejo que esta muito baralhadas e esta conversa esta a tornar-se confusa. Aconselhamos que nos escreva um email que indique detalhadamente as suas duvidas, as informações que já tem e as que deseja. medicinaespanha@gmail.com

      Eliminar
  17. Boa Tarde :) A minha média de secundário foi um bocado baixa devido aos exames nacionais não terem corrido muito bem, a minha média é de (14,8). Será que posso repetir os exames de fisica e quimica e biologia, e conseguir aumentar a média por aí? É que eu sinto que a minha vocação é medicina, e gostaria de tentar entrar em Espanha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Repetir os exames nacionais é sempre uma boa opção, como se costuma dizer "o saber não ocupa lugar" portanto, mesmo quando não conseguimos alterar nada, uma perda de tempo também não é. Eu, pessoalmente, sou sempre a favor da repetição dos exames nacionais. Até porque muitas vezes é mesmo necessário para tirar teimas.
      Mas atenção: eu não estou a dizer que repetir os exames nacionais seja a solução para o problema. Aliás, tenho um pouco de dificuldade em responder à sua questão porque a missão da nossa equipa aqui é ajudar-vos a perceber o processo, mostrar-vos todas as hipoteses que têm, tirar-vos dúvidas... MAS NUNCA INFLUENCIAR-VOS. Quero com isto dizer, que não posso seu eu a dizer que repetindo os exames nacionais irás conseguir ou não irás conseguir, o futuro a Deus pertence, e cada um sabe do que é ou não capaz, ainda que por vezes aconteçam surpresas. Mas repara, como suponho que leste no tópico, os exames de selectividad também alteram e bastante a nota de candidatura a Espanha, a minha sugestão é que os analises atentamente, e tentes perceber mais ou menos a que nota conseguirias chegar. Certamente também sabes mais ou menos que resultados podes conseguir nos exames nacionais, hipoteticamente. Vai fazendo contas e tenta perceber quais são as tuas possibilidades, não posso ser eu a dizer-te isso...

      Eliminar
  18. ola, sou a Mirian e neste ano vou iniciar o 12•, e vivo em cabo verde, e queria saber qual é o grau de deficuldade que um estudante caboverdiano tem ao querer candidatar-se para estudar medicina em Espanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mirian.
      Este blog está direccionado ao acesso a Espanha DESDE PORTUGAL.
      Nós não temos qualquer informação relativa ao processo desde Cabo Verde, não fazemos ideia se é necessário selectividad, como é feita... Nada, de maneira que não lhe podemos responder a essa questão. O melhor será tentar informar-se junto das faculdades espanholas.
      Pedimos desculpa.

      Eliminar
  19. Olá, eu sou a Inês e gostaria de saber onde posso encontrar os exames de biologia e quimica dos anos anteriores. Tambem gostaria de saber quais os livros que deva comprar para me preparar para estes exames. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://medicinaemespanha.blogspot.pt/2013/08/exames-de-selectividad-uned.html Aqui encontrará o link para as provas do ano anterior (página da UNED) - SE OS LINKS ESTIVEREM OFF É FAVOR AVISAR-NOS PARA QUE OS RECUPEREMOS.

      Os de anos anteriores a esses não estão disponíveis online, mas temos em nossa posse alguns em formato digital que poderemos enviar se assim nos solicitar.

      Obrigada.

      Eliminar
    2. Livros: não é a nossa especialidade mas costumamos recomendar os da editora ANAYA, BRUÑO e SM. Poderão ser adquiridos online, fazendo alguma pesquisa encontrará sites que os comercializem, ou na livraria IDEAL em Dafundo, junto ao Instituto Español Giner de los Ríos.

      ---não temos qualquer ligação com a "livraria ideal", nao sirva o presente comentário como publicidade, senão como resposta a uma pergunta---

      Eliminar
  20. Bom dia poderia-me ajudar?
    Eu quero concorrer para medicina em espanha sem contar com nota secundário, pode-me dizer quais exames tinhade fazer além de biologia e química e quanto contaria cada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em resposta à sua questão foi escrita uma nova publicação no blog. http://medicinaemespanha.blogspot.com.es/2014/09/selectividad-pau-fase-general-para-quem.html

      Eliminar
  21. Bom dia, quanto custa em media tirar um curso em medicina na espanha?
    Ha a possibilidade de conseguirmos bolsas?

    ResponderEliminar
  22. http://esteeomeusonho.blogspot.pt/2014/11/alternativas-para-entrar-em-medicina.html

    ResponderEliminar
  23. Boa noite. Terminei o secundário a 3 anos. Entretanto estive no curio de ciências bir médicas para tentar seguir para medicina, mas por este meir não é muito fácil. Uma vez que os meus exames de secundário já não tem validade este ano, tenho de os voltar a fazer se me quiser inscrever para Espanha? Ou os exames espanhóis bastam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será sempre necessario ter os exames nacionais válidos para utilizar a via das provas especificas. Pela via das provas generais não sei exactamente como funciona.

      Eliminar
  24. Boa noite. Terminei o secundário a 3 anos. Entretanto estive no curio de ciências bir médicas para tentar seguir para medicina, mas por este meir não é muito fácil. Uma vez que os meus exames de secundário já não tem validade este ano, tenho de os voltar a fazer se me quiser inscrever para Espanha? Ou os exames espanhóis bastam?

    ResponderEliminar
  25. Bom dia
    Quero saber se posso participar de processo de transferência do curso de medicina, no momento estou cursando 3 semestre de medicina na Bolívia,quero transferir o curso para uma Universidade Publica na Espanha!
    Como posso fazer isso, qual procedimentos devo fazer?
    Desde já obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde DR. Thiago Thonolo, me chamo Esloane.
      Conseguistes alguma informação sobre a transferência?
      Busco, sem êxito, a mesma informação.
      Podes me contactar no email esloanegoncalvesr@gmail.com?

      Eliminar
  26. Ola, bom dia. Tenho dupla nacionalidade (portuguesa e española). Estou a terminar o 12 º ano cá em Portugal e quería concorrer a uma universidade publica de medicina em espanha. O que tenho de fazer? Tenho de fazer selectividad na mesma? E como posso concorrer a uma bolsa de estudos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Ola, eu estou a pensar em tentar fazer medicina em espanha. Ha alguma empresa ou organização que nos ajude com isso?

    ResponderEliminar
  28. Ola, eu estou a pensar em tentar fazer medicina em espanha. Ha alguma empresa ou organização que nos ajude com isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      O Centro de Estudos Espanhol (em Coímbra e Porto) podem ajudar-te.

      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Bom dia,
    Tenho o secundário terminado e os exames espanhóis(Pau). Mesmo assim a minha média para Espanha é de 11.200, mais coisa menos coisa. Estou em enfermagem este ano, mas o meu sonho é de facto medicina! Lamento que Espanha esteja a subir a média e a dificultar o acesso a medicina...infelizmente a medicina é só para que marra muito, quando devia ser para quem tem mesmo vocação e amor pela...não pelo estatuto etc.
    A minha questão é: Pode me informar por favor, se existe e quais as faculdades com menor média em Espanha para medicina???!!!
    Parabéns pelo seus esclarecimentos.
    Aguardo resposta breve.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Lamento discordar mas nao é espanha que está a dificultar o acesso, como acontece em todos os lugares as medias estao definidas pelas notas dos alunos, e se sao mais altas... Sao mais altas, e nao podemos fazer nada quanto a isso. 11,2 infelizmente nao dá (atendendo aos ultimos anos!!!) acesso a nenhuma faculdade publica espanhola. Ainda assim, em resposta à questao colocada, as notas mais baixas correspondem à Catalunha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Sou estudante em Portugal, e gostaria de saber quando se faz os exames Espanhóis? pois aqui as médias finais só saem mesmo no fim do ano letivo logo após os exames, que é em meados de julho. também queria saber se há possibilidade em fazer os exames espanhóis aqui? e qual o valor médio das propinas? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meados de Maio ou Junho, depende dos anos, são realizadas as provas de selectividad em Lisboa.
      As propinas dependem das comunidades autónomas, entre 1000 e 2500 euros / ano

      Eliminar
  31. Ola...
    Tenho grandes planos de candidatar-me ao curso de medicina em Espanha.
    Passei agora para o 12° e as minhas notas foram 17.67 no 10° e 16.55 no 11°, contudo gostaria muito de entrar na universidade de Madrid que pede uma das mais altas "notas de corte"... quais são as minhas chances?

    Os estudantes estrangeiros têm a msm probabilidade de serem aceitos como os estudantes espanhois?
    desde já obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que para Madrid, e atendendo aos ultimos anos, está complicado, mas as chances dependem das notas que se consigam no 12.º ano, nos exames nacionais... Apostar também na melhoria do exame de biologia&geologia e fisica&quimica talvez fosse proveitoso. Mas é sempre um "depende"...
      Em relação ao último parágrafo há que desmistificar uma ideia:

      OS ESTUDANTES DA UNIÃO EUROPEIA, QUE CONCORREM PELA UNED AO ENSINO SUPERIOR EM ESPANHA, CONCORREM NO MESMO CONCURSO DIRECTO QUE OS ESPANHÓIS! NÃO HÁ VAGAS ESPECIAIS PARA ESTRANGEIROS, NÃO HÁ CONTINGENTES, NÃO HÁ ABSOLUTAMENTE NADA. HÁ UMA NOTA, NA MESMA ESCALA QUE A DELES, BASEADA NO MESMO QUE AS DELES (SECUNDARIO (MAX.10 PONTOS) + EXAMES SELECTIVIDAD (MAX.4 PONTOS)) --- atenção aqui: escrevo secundario mas na realidade é nota de candidatura a Portugal.

      Eliminar
    2. Olá!
      Eu estou no 3 ano de Medicina na Complutense de Madrid. Vendo as tua média, vai ser um pouco difícil que entres aqui, mas tudo depende dos teus exames nacionais e dos exames de selectividad. A média em Madrid ultrapassa os 12,6.
      Eu quando entrei estava em 12,57! Aqui há poucos portugueses, mas escolhi porque é efectivamente das melhores de Espanha (tanto a Autónoma como a Complutense de Madrid, são consideradas as melhores). Mas para entrar aqui tens de subir a média de Portugal com exames. Boa sorte!

      Eliminar
    3. Olá!
      Eu estou no 3 ano de Medicina na Complutense de Madrid. Vendo as tua média, vai ser um pouco difícil que entres aqui, mas tudo depende dos teus exames nacionais e dos exames de selectividad. A média em Madrid ultrapassa os 12,6.
      Eu quando entrei estava em 12,57! Aqui há poucos portugueses, mas escolhi porque é efectivamente das melhores de Espanha (tanto a Autónoma como a Complutense de Madrid, são consideradas as melhores). Mas para entrar aqui tens de subir a média de Portugal com exames. Boa sorte!

      Eliminar
    4. olá! Estou 12º e quero tentar candidatar-me a medicina em Espanha, será que me podes explicar todos os processos que tiveste de fazer e como os fizeste?
      Obrigada !!

      Eliminar
  32. Hola buenas tardes!
    Tengo doble nacionalidad, española y portuguesa, y me gustaría saber como tendría más facilidad para candidatarme a medicina ahí en España, si como española o como portuguesa.
    Muchas gracias!

    ResponderEliminar
  33. Olá. Gostaria de saber se é possível concorrer sem "usar" a nota de secundário. Soube que, para tal, tem de se realizar todos os exames de selectividad, mas como funciona? Obrigada

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde!
    Sou aluna portuguesa e frequento o 11 ano. Sempre tive o sonho de seguir medicina mas as minhas médias não chegam para tal. Tenho média de 16 de 10o e de 15,8 de 11o. Os exames nacionais não me correram como esperava e vou à segunda fase.
    Gostava de saber se posso concorrer com a segunda fase sem ter de entrar na segunda fase de candidaturas. Gostava também de saber as médias dos últimos anos porque já fiz as contas e na minha previsão dá 11,5. Gostava, ainda, de saber se é possível acessar medicina em Espanha utilizando bolsa de estudo e como a posso ganhar
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      Vamos por partes:
      Em primeiro lugar deixar já claro que a nota em Espanha tem subido e está pelos 12's... Um 11,5 não irá chegar quase de certeza para nenhuma faculdade.
      Ainda assim, e respondendo às questões colocadas: é possivel usar a 2a fase portuguesa na 1a fase de concurso espanhol. Em relação às bolsas de estudos, penso que só estão disponiveis para quem trabalhe em Espanha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa tarde!
    Sou aluna portuguesa e frequento o 11 ano. Sempre tive o sonho de seguir medicina mas as minhas médias não chegam para tal. Tenho média de 16 de 10o e de 15,8 de 11o. Os exames nacionais não me correram como esperava e vou à segunda fase.
    Gostava de saber se posso concorrer com a segunda fase sem ter de entrar na segunda fase de candidaturas. Gostava também de saber as médias dos últimos anos porque já fiz as contas e na minha previsão dá 11,5. Gostava, ainda, de saber se é possível acessar medicina em Espanha utilizando bolsa de estudo e como a posso ganhar
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  36. Bom dia
    Queria ir estudar Medicina em Espanha mas já soube que é preciso muitos papéis e gostava de saber que papéis são precisos pedir porque quero começar a preparar tudo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  37. OI BOA NOITE
    Sou técnica média de enfermagem em ANGOLA e pretendo estudar medicina em Espanha.
    Preciso saber como faço para entrar numa universidade espanhola visto que os estudos em Angola não têm reconhecimento universal.

    ResponderEliminar
  38. Bom dia
    Queria ir estudar Medicina em Espanha mas já soube que é preciso muitos papéis e gostava de saber que papéis são precisos pedir porque quero começar a preparar tudo. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Podes ler tudo aqui http://medicinaemespanha.blogspot.pt/2013/09/processo.html

      A equipa

      Eliminar
  39. Bom dia, estou só a raciocinar dado tudo o que foi exposto e respondido.
    Quer-me então parecer que neste momento o acesso a medicina em Espanha não traz facilidade nenhuma ao estudante Português correto?

    Explico o raciocínio:

    Médias atuais em Espanha rondam os 12.
    Considerando que as provas garantem até, no máximo mais 4 valores, mas sendo realista que ter 4 é o mesmo que tirar 20 nas 2 provas e ainda por cima numa língua não materna pode não ser a coisa mais fácil, apontemos para conseguir um total de 3 nas provas (portanto, dois 7.5, o equivalente a 15 em Portugal, e portanto 75% do exame em espanhol correto o que por si só já é uma nota muito razoável julgo eu).

    Ora para ter 12 de média, se excluirmos estes 3 valores, seriam precisos 9 de média de ingresso a medicina após conversão para notas espanholas, o que traduz uma nota de 18 de ingresso a medicina em Portugal. Ora dado que com 17,muito normalmente já se entra em medicina em Portugal, então os requisitos mínimos para entrar em Espanha em medicina também já serão suficientes para se entrar em Portugal, não trazendo nenhuma vantagem o concurso para Espanha.

    Raciocinei correto?

    O que me deixa bastante triste, porque eu estaria com cerca de 8.1 de ingresso em Espanha sem exames, que eu tanto queria, mas que para as contas apresentadas, é possível, mas não realisticamente...

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. Boa noite!!

    Uma questão!

    Terminei o secundário em 2009. A média foi boa mas não o suficiente para entrar em medicina cá. Além disso tirei um mestrado integrado.
    Posso tentar entrar em medicina espanha este ano que vem ou por estas duas características que referi estou impedida de o fazer?

    ResponderEliminar
  42. Olá, para me candidatar a Espanha na primeira fase de candidaturas, posso utilizar os meus exames de segunda fase?

    ResponderEliminar
  43. Olá, sou brasileira com nacionalidade portuguesa. Posso concorrer ao Ensino Superior espanhol apenas com as notas da prova de selectividad??

    ResponderEliminar
  44. Olá
    As candidaturas são válidas apenas para os portugueses ?
    Uma vez que sou médica de clínica geral,em África(Moçambique ) a exercer a 5Anos, é possível obter algum grau de equivalência e a posterior concorrer à exames de especialidade ?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  45. Gostaria de saber qual a média para ingressar numa faculdade de medicina privada?

    ResponderEliminar
  46. Ola
    Gostaria de saber qual é a media para entrar em uma faculdade de medicina em Espanha e qual é o valor da propina e se disponibilizam uma casa para os estudantes e os preços.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  47. Qual a nota minima em Badajoz este ano? Como é o ambiente da cidade de Badajoz e a dificuldade do curso?

    ResponderEliminar
  48. BOA TARDE SOU BRASILEIRA E GOSTARIA DE SABER SE TEM POSSIBILIDADES DE CURSAR MEDICINA NA ESPANHA COM A NOTA DO ENEM BRASILEIRO

    ResponderEliminar