segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Processo

Como se processa a candidatura ao curso de medicina em Espanha?

O processo para candidatura a medicina em Espanha é todo igual seja em que faculdade for, e é também bastante complexo.

SE TENS O 12.º ANO COMPLETO:

1) Pedir os seguintes documentos:

* Certificado/Diploma conclusão do secundário ---> na escola
* Ficha ENES ---> na escola
* Certificado DGES para o curso de medicina ---> este é um documento que se pede online (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/FormasdeAcesso/AcessoEstrangeiro.htm)  e no qual a DGES informa que estás, ou não, em condições para concorrer a medicina em Portugal, e com que nota.

2) Enviar estes documentos para a UNED para pedir a CREDENCIAL UNED ---> este é um documento que vem de Espanha, no qual consta a tua nota para concorrer a medicina em Espanha, ou seja, a tua nota para concorrer em Portugal a medicina dividida por 2 (sendo, portanto, uma nota até 10).

3) Inscrição nas provas de selectividad UNED, a realizar em Junho (quando as inscrições abrirem, informaremos, mas normalmente será em Abril ou Maio, por aí). A inscrição faz-se online, no site da UNED.
Se tens dúvidas sobre os exames nos quais te deves inscrever relê o tópico "Perguntas frequentes", ponto 4.

4) Feito isto é esperar pelos resultados (que demoram menos de 15 dias a sair). Assim que tenhas os resultados em tua posse, ou seja, logo que tenhas a "papeleta" (que é tipo a ficha ENES dos exames espanhóis, digamos assim), já conseguirás calcular a tua nota final e poderás fazer a tua candidatura.
A candidatura faz-se em Junho no site de cada faculdade. Para a realizar necessitas de autenticar tanto a papeleta como a credencial. Atenção aos prazos de cada distrito!


SE NÃO TENS O 12.º ANO COMPLETO:

Não ter o 12.º ano completo não impede que comeces a tratar das coisas já!!!! A ideia de que é necessário esperar um ano está completamente ultrapassada.
Se inicias agora o 12.º ano, vai-te preparando para realizar os exames da UNED em Junho (ponto 3). Os restantes pontos farás assim que saiam os resultados dos exames nacionais e tenhas oficialmente o 12.º ano concluído.
Neste caso, apenas damos um conselho: associa-te a alguma instituição que trate do processo pois terás muito pouco tempo (2 ou 3 dias!) para realizar os tópicos 1,2 e 4 e será difícil fazer tudo sozinho!


Qualquer dúvida, comenta!
BOA SORTE!

P.S.: alguns dos links podem estar off (refiro-me aos da UNED) se for o caso é porque o site ainda não está disponível para realizar estas acções.


12 comentários:

  1. Olá ... tenho o 12º ano terminado em 2006 e gostaria de saber se o processo de candidatura é o mesmo ?
    De todo o processo que explicam anteriormente gostaria de saber como se autentifica as fotocopias dos documentos necessarios no ponto 4.
    Com o 12º ano terminado tenho uma licenciatura em Enfermagem com quase 3 anos de experiência profissional gostaria de saber se posso tb concorrer com este grau académico e se sabem qual o processo ?
    FIca o meu Email: rgomes929@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Se terminaste o secundário em 2006 provavelmente já não tens exames válidos pelo que não te será possível concorrer pela via normal.
    Posso desde já dizer que existe a opção "titulados" que em Portugal chamamos de "licenciados", mas a nossa equipa ainda não está enteirada deste processo.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! Chamo-me Aliona e já tenho o 12º ano concluído desde 2012. Eu tentei repetir os exames nacionais para subir a minha média de ingresso mas sem sucesso. Basicamente a minha média de secundário é 18 mas como tenho apenas 12.8 no exame de matemática da 1ª fase nem candidatar-me a medicina posso. na 2ª fase já consegui obter 16.5 mas é óbvio que com uma média de candidatura de 17 não tenho a mínima hipótese. Basicamente este ano vou repetir novamente os exames nacionais e, se tudo correr bem, vai ser com essas notas que vou candidatar-me para Portugal. Mesmo assim queria tentar Espanha como um plano B. Os exames nacionais realizam-se em Junho e os resultados saem no final do mês. até conseguir a ficha ENES já estamos em Julho. Isso significa que já não vou a tempo de fazer os outros passos do percurso porque já fechou o prazo de candidatura para a faculdade em Espanha. Estou errada ou há alguma outra opção? Meu e-mail: aliona.fomin@yahoo.com Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como deves ter lido, a primeira coisa a fazer é pedir a credencial, reunindo para isso vários documentos, entre eles a ficha ENES e o certificado dges. Com a tua nota do exame de matemática da 1.ª fase não te seria passado o certificado para medicina, visto que não reúnes as condições necessárias à candidatura, no entanto, na 2.ª fase já reúnes, pelo que podes já candidatar-te a Espanha pois eles não fazem distinção entre notas da 1.ª e da 2.ª fase portuguesas, faltando-te apenas realizar as pruebas de selectividad. 17 dá-te uma credencial de 8.5 que já não é nada mau!! Agora, caso queiras concorrer com os exames nacionais que ainda vais realizar, é possível, mas fazendo tudo sozinha podes ter alguma dificuldade em tratar de tudo atempadamente.

      Eliminar
  4. "associa-te a alguma instituição que trate do processo pois terás muito pouco tempo (2 ou 3 dias!) para realizar os tópicos 1,2 e 4 e será difícil fazer tudo sozinho" Poderá me dar algum contacto duma dessas instituições?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é política nossa a publicidade, realize alguma pesquisa na internet e não terá dificuldades em encontrar.

      Eliminar
  5. Estou neste momento a acabar o 11ºano e gostava de seguir medicina em Espanha. Qual é a primeira que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada que possa fazer ainda no 11.º ano. Aliás, se por acaso for sua intenção, acho que poderá realizar os exames de selectividad já este ano.

      Eliminar
  6. Olá, pretendo candidatar-me ao curso de medicina em Espanha. No entanto, tenho algumas dúvidas acerca da nota mínima necessária no exame de matemática A, fisica e química e Biologia e geologia. No ano passado, tive 138 pontos no exame de Biologia. Esta nota permite a candidatura ou é mesmo necessário ter uma nota igual ou superior a 140 pontos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja necessário como mínimo uma nota de 14.0 mas deverá confirmar isso junto da DGES. Utilize o portal online para questionar essa situação, eles respondem pronto.

      Eliminar
  7. Olá, gostaria de saber se é possível usar nota de candidatura a um outro curso, digamos enfermagem. aqui no blog diz que temos de nos candidatar obrigatoriamente a medicina, o que a mim faz todo o sentido assim o ser. Mas como tenho ouvido pessoas dizer que houve quem se candidatou a espanha com enfermagem e até farmácia, gostaria de ficar esclarecida. Muito agradecida

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,
    Estou a iniciar este ano o 12º, como li no blogue teria de ter mais de 14 valores nos exames de Biologia e Geologia A e Física-Química A e Matemática A. Contudo, o ano passado (11º) os exames não correram bem e gostaria de repetir este ano.
    A minha dúvida é se posso concorrer com as notas que irei ter este ano, mesmo que os exames espanhóis antes das notas saírem.

    ResponderEliminar